Nossa História

HISTÓRIA DO EDUCANDÁRIO “DR. BEZERRA DE MENEZES”

1954 – Sr. Agostinho Manna reuniu-se com os espíritas da cidade de Marília a fim de fundarem uma escola que atendesse a comunidade carente de pré escola até o secundário e ensino profissionalizante.
-O senhor Eurípides Soares da Rocha, que tinha por lema: “Educar antes de ensinar”, doou toda a área que está construída o Hospital Espírita de Marília e o Colégio Bezerra de Menezes.
-200 sócios fundadores pagaram uma cota educação de cr$ 1.000,00 (mensal) para que a construção fosse inia possível.
-O Instituto Assistencial Espírita de Marília, também colaborava com doações e angariava recursos de outras pessoas da comunidade dispostas a colaborar na construção do Colégio.

1958 – 23 de março, foi inaugurado o Colégio sob a presidência do Sr. Gabriel Ferreira. Com o encerramento das atividades do Instituto Educacional de Marília, de propriedade da associação da Igreja Metodista, com sede no Rio de Janeiro, representada na cidade pelo Reverendo Oswaldo de Souza, através do qual foi feito a CESSÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS, gratuitamente através de escritura pública efetuada no CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO, registrada no Cartório de Registro de Imóveis da 2ª CRI, sob nº 4433 do lv.B4, pg 492, em 06/02/1959, assinada pelo tabelião Oscar Muniz Sampaio, transferindo ao Educandário Dr. Bezerra de Menezes todos os direitos e prerrogativas sobre o Curso Técnico de Comércio, para que o referido curso pudesse ser instalado no Colégio, passando dessa forma a sediar o curso comercial, com mais de 400 alunos, promovendo formaturas já em seu 1º ano de inauguração.
– Sob a orientação pedagógica das professoras Guiomar de Carvalho Rocha e Lyris de Negreiros Rocha, voluntárias, iniciaram as atividades da Educação Pré-infantil.

-Foram iniciados os cursos ginasial e comercial, sob a direção do Dr. Fábio Villaça Guimarães, Dr. Antônio Belisário de Souza, Dr. Francisco Benedito de Anhaia Ferraz e Joaquim Norberto. Todos colaboraram graciosamente.

Curiosidades

– O Primeiro Diretor do Educandário Dr. Bezerra de Menezes foi o Sr. Antonio Belisário de Souza em 1958, que também lecionava as matérias de matemática e inglês no próprio colégio.
– A primeira Secretária do Colégio foi a sra. Ilka Nogueira Kehdy, isto também no ano de 1958, sendo diplomada no Curso de Secretariado, pela Escola Técnica de Comércio Mackenzie.

1959– Em 10/02/1959 foi emitido o primeiro Relatório de Verificação Prévia pelo Sr. Mario Guerreiro Castro, Inspetor Federal, que denominou o Educandário como: ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DR. BEZERRA DE MENEZES, constando entre outros tantos apontamentos a capacidade de alunos para a época que era de 2080 alunos no período diurno e de igual número para o período noturno, e que já formara uma turma nesse mesmo ano da implantação do curso técnico.

1963 – O Colégio foi reconhecido como Instituição escolar de Utilidade Pública Federal, filantrópica, sem fins lucrativos;

1968 – O Colégio foi reconhecido como instituição Escolar de Utilidade Pública Municipal, filantrópica, sem fins lucrativos, e também neste ano, recebeu da Família MONTEIRO LOBATO a doação dos direitos de se utilizar as figuras que estão pintadas nas paredes do prédio da Educação infantil. Foi autorizado também o nome fantasia PIRLIMPIMPIM para o curso pré-infantil, onde estão instalados os cursos do Berçário, Mini-maternal, Maternal, Jardim e Pré-escola.

1970 – A Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha foi instituída em 8 de agosto de 1967. O idealismo da sua criação nasceu de um grupo de cidadãos, liderados pelo Sr. Hygino Muzzi Filho, membros da comunidade espírita mariliense, que até então dedicavam-se à direção do Educandário “Dr. Bezerra de Menezes”, que passou a ser o instituidor da Fundação Eurípides, custodiado pelo Instituto Assistencial Espírita de Marília.
No início foram implementados apenas 3 cursos: Direito, Administração de Empresas e Ciências Contábeis. O reconhecimento das Faculdades deu-se pelo decreto nº 53.957/74, publicado no Diário Oficial da União de 19/4/1974. Além destes, foram criados novos cursos na área de graduação que estão em perfeita sintonia com as melhores oportunidades do mercado de trabalho.

O Grupo que se dedicava à direção do Educandário “Dr. Bezerra de Menezes”, encabeçado por Hygino Muzzi Filho, entusiasmado pelo incentivo do Dr. Antonio de Carvalho Brandão, então Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca e que lecionava na Faculdade de Direito de Bauru, resolveu criar em Marília Faculdades de Direito, Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Tendo conhecimento das exigências do Conselho Federal de Educação e para pleitear ao mesmo, as Faculdades de Ensino superior, tratou de criar uma Fundação para tal fim.Devidamente instituídos, em 08 de agosto de 1967, nas notas do 1º Tabelionato de Marília, com a presença do Curador das Fundações na Comarca, o Dr. Reynaldo Ferraz Ayrosa, foi lavrada a escritura de constituição da Fundação, que levou o nome do cidadão, já falecido, Eurípides Soares da Rocha, por todos os títulos merecedor daquela homenagem póstuma

1974 – Autorizado o supletivo de 5ª à 8ª série e 2º grau noturno;

1976 – Autorizados os cursos TÉCNICOS EM ELETRÔNICA/ANÁLISES QUÍMICA e habilitação específica para o Magistério;

1984 – Foi inaugurado o prédio da Pré-escola

1996 – Iniciou-se o Supletivo noturno gratuito de ensino fundamental e médio.

–Implantado o curso de Habilitação profissionalizante de Técnico em Informática;

2003/2004 – Foram instituídos os cursos de Habilitação profissionalizante de Técnico em Química e início do Curso de Menores Aprendizes

– Neste mesmo ano a escola optou pelo Sistema de ensino Pitágoras

2006/2007/2008 – A partir de 03/10/2006 foi eleita nova Diretoria, que ficou assim constituída: – Diretor Presidente: Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, que também é presidente na Fundação de Ensino Euripides Soares da Rocha/ UNIVEM, e Diretor vice-presidente o Sr. Amauri Rosa.

2007 – Inauguração do BERÇÁRIO para crianças de 0 a 1 ano, O MINI-MATERNAL para crianças de 1 a 2 anos, O MATERNAL para crianças de 2 a 3 anos, O JARDIM para crianças de 3 a 4 anos e O PRÉ para crianças de 4 a 5 anos.

2008 – Nesse mesmo seguimento, a Educação Infantil, a escola passou a oferecer três horários, o Parcial, Semi-integral e Integral.

2013 – A escola passou a oferecer o período Integral também para o Ensino Fundamental Ciclo I (1º ao 5º Ano).

2016 – Foi feito uma nova parceria, um novo Sistema de Ensino, o SAS – Sistema de Ensino Ari de Sá.

– Neste mesmo ano a escola adaptou a nomenclatura da Educação Infantil, ficando assim: o Berçário I (4 a 11 meses), Berçário II (1 ano a 1 ano e 10 meses), Infantil II (2 anos), Infantil III (3 anos), Infantil IV (4 anos) e Infantil V (5 anos).

2017 – Foi eleita nova Diretoria, ficando assim constituída o Diretor vice-presidente, o Dr. Luiz Fernando Cardoso.

 

Colégio Bezerra de Menezes

O Colégio Bezerra de Menezes trabalha com educação tendo como base uma proposta filosófica que valoriza o ser humano, objetivando seu desenvolvimento intelectual, físico, mental e espiritual, desenvolvendo o espírito crítico, formando dessa forma cidadãos capazes e participativos. Hoje, oferece Berçário , o ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, Ensino Médio de 1ª à 3ª série, hoje possui em torno de mais de 1300 alunos em todos os cursos ministrados no Colégio. Está integrado ao Sistema de Ensino Ari de Sá com assessoria técnico-pedagógica e administrativa de primeiro mundo e com o melhor e mais atualizado material pedagógico. Corpo docente altamente qualificado que também lecionam nas melhores escolas da nossa cidade, com instalações independentes por curso, atendendo as peculiaridades das faixas etárias, sendo considerada uma das melhores Estruturas Físicas do País.